Bioarquitetura e Paisagismo

Arquitetura e Paisagismo

A habitação saudável é um dos principais pilares de uma vida sustentável. Adotar soluções que diminuam o impacto ambiental que a nossa civilização vem causando ao ambiente é uma das nossas propostas.

Buscar uma construção inteligente, bela e criativa no aproveitamento dos recursos naturais e das energias renováveis, priorizando a escolha de materiais e produtos sustentáveis.

Conservar a biodiversidade e restaurar o máximo da paisagem natural, o nosso verdadeiro ambiente, possibilitando o resgate da interação perdida do homem com todos os elementos da natureza, promovendo o máximo de conforto ambiental, saúde, beleza, harmonia e bem-estar.

É baseado nestes princípios que o nosso núcleo de bioarquitetura e paisagismo, desenvolve os projetos dos nossos clientes.

A CONSTRUÇÃO DO ECOMERCADO AVIS RARA

CONCEPÇÃO BIO-ARQUITETÔNICA

Tomamos como partido a forma do espiral que representa a energia vital em expansão, símbolo da unidade e da fertilidade, espaço cósmico sagrado.

A iniciativa de um, que se abre para o coletivo e pode expandir-se infinitamente.

Forma que acolhe e liberta.

Estimula o convívio em círculos...

A casa é nossa segunda pele e é extensão de nós mesmos.

Buscamos uma construção racional, com máximo de conforto ambiental, usando os recursos naturais com respeito, e sem desperdícios (iluminação e ventilação naturais, aproveitamento das águas de chuva, tratamento dos efluentes e reuso das águas).

Cumprimos a nossa meta de entulho quase zero durante a obra.

Escolhemos materiais com baixo impacto ambiental, de fontes renováveis, dando preferência a matérias primas naturais, que apenas gerem resíduos sólidos degradáveis ou no mínimo recicláveis, assim como evitamos o uso de produtos com emissões de gases poluentes.

Levamos em conta a energia vital de cada matéria, respeitando os efeitos e a interelação entre os elementos da natureza e todos os seres vivos.

MADEIRAMENTO

coluna

Toda a estrutura circular do ecomercado é de madeira, o que confere ao espaço uma atmosfera aconchegante e natural.

A madeira é um recurso natural renovável de grande utilidade, pode e deve ser usado. No entanto é fundamental que se tenha consciência de que é preciso repor na natureza cada árvore retirada, pela simples razão de que sem reposição ela um dia se extinguirá. Optamos pelo uso de madeira reflorestada e ou proveniente de manejo certificado e sustentável. Além disso replantaremos 10 árvores da mesma espécie daquelas que utilizamos.

escada

Reaproveitamos quase toda a totalidade de sobras do madeiramento do telhado e da estrutura do edifício,na confecção de pisos, caminhos e mobiliário,cumprindo nossa meta de não desperdício de material.

PAREDES, PISOS e TELHADO

taipa

A terra é nosso suporte e terra seremos um dia...
Nada melhor que o barro natural para construir um abrigo orgânico.

Procuramos demonstrar várias técnicas construtivas, como taipa de pilão, tijolo de adobe, solo-cimento, tijolo queimado, cimento queimado, além do uso de pisos e fechamentos de outros materiais como madeira, cerâmica, bambu, placas e telhas de materiais reciclados, que podem ser usados como fechamentos e acabamentos finais.

bambu

Evitamos o uso de alumínio que apesar de reciclável, provoca um grande impacto ambiental na sua fabricação.

Aproveitamos a experiência da obra para resgatar o valor e o empoderamento dos trabalhadores que detinham o conhecimento de técnicas antigas relegadas ao esquecimento pelo desvalor dado pelo mundo urbano moderno.

TINTAS E VERNIZES

Procuramos usar revestimentos, tintas, e vernizes, sempre de matérias primas naturais e com baixo impacto ambiental na sua fabricação, de forma a criar um ambiente que respire, tenha o máximo de conforto térmico e fundamentalmente seja saudável.

As tintas e vernizes usados no ecomercado são 100% naturais, compostas com insumos vegetais e minerais, isentas de odor, não contém Compostos Orgânicos Voláteis (COVs),não agridem a camada de ozônio, permitem a respiração da parede e são permeáveis ao vapor d água — fabricadas pelo IDHEA- Instituto para o desenvolvimento da habitação ecológica. .

HIDRÁULICA

Captação de água de chuva

Água potável é um bem precioso e cada dia mais escasso...

O uso racional deste recurso natural vital para os seres vivos é preponderante.

A captação e armazenamento da água de chuva é uma iniciativa importante e pode representar uma enorme economia.

Toda a água de chuva armazenada dos telhados, será usada na irrigação dos jardins e limpeza de pisos.

Reuso das águas servidas

As águas usadas nos lavatórios e pias, serão recicladas através de um sistema de filtros aeróbios e anaeróbios, consorciados com plantas aquáticas e peixes que fazem o controle do ecosistema e permitirão o reuso das águas também na irrigação dos jardins.

Tratamento de esgoto

O sistema de tratamento do esgoto das bacias sanitárias -águas negras- proporciona uma redução de matéria orgânica presente no esgoto (DBO) em torno de 85% e compõem-se de uma fossa séptica e filtro anaeróbio que possibilitará enviar um esgoto já tratado para a rede pública.

Tubulação

A tubulação utilizada seja para água fria ou quente é de polipropileno atóxico, plástico reciclável e de baixo impacto ambiental fixados pelo sistema de termofusão.

A tubulação de esgoto foi feita com tubos de PET reciclado (poliéster), e para a irrigação do jardim escolhemos mangueiras de polietileno de baixa densidade (plástico reciclável), assim como os reservatórios de água que também são de polietileno (plástico atóxico e reciclável).

Banheiros
Bacia turca- Adquirindo novos hábitos!

Oferecemos aos nossos clientes e usuários a opção pelo uso da bacia turca que é extremamente saudável, uma vez que estimula o bom funcionamento do intestino pela posição anatômica e natural que devemos adotar

É prática e higiênica, pois seu uso evita o contato direto com a louca sanitária.Associada a ducha higiênica, pode-se evitar o uso do papel, prevenindo assaduras e desperdício, promovendo uma limpeza mais saudável.

Caixas de descargas
Todos os componentes das caixas de descargas usadas no ecomercado, são fabricados com materiais de baixo impacto ambiental como polipropileno, e possuem duplo acionamento .Um para líquidos com uso de apenas 3 litros e outro para sólidos com 6 litros, proporcionando também uma grande economia de água.

ELÉTRICA

As instalações elétricas foram feitas na sua maioria, com cabos AFITOX E AFUMEX, livres de alogenados na composição do isolament assim como não produzem fumaça tóxica em caso de incêndio ( não contém pvc que libera dioxina quando queimados, podendo causar sérias doenças).

Utilizamos lâmpadas de baixo consumo de energia em todos os ambientes, e no Restaurante a iluminação é inteiramente feita com lâmpadas de "LED".

Para iluminação do jardim, poste de com placa fotovoltáica - energia solar.

Como alternativa de uso da energia eólica, o Aerogerador produz energia para a iluminação da Placa principal.

EQUIPAMENTOS ECOLÓGICOS

Priorizamos o uso de equipamentos que tanto na sua fabricação, como no seu uso, promovam bem estar às pessoas e tenham baixo impacto ambiental. Assim como, que os resíduos gerados sejam degradáveis ou no mínimo recicláveis, utilizem energias renováveis, e poupem os recursos naturais. Ex:Climatizadores evaporativos-Ecobrisa,Aquecedor solar para água dos chuveiros,Luminárias solares para iluminação de jardins,etc.

ecobrisa

MOBILIÁRIO

O mobiliário do Ecomercado foi desenhado de forma a priorizar matérias primas naturais e renováveis.Todos os móveis foram confeccionados no local ou adquiridos de fabricantes que respeitam princípios socialmente justos e ambientalmente corretos.

PAISAGISMO****

O projeto paisagístico do ecomercado foi desenvolvido tendo a simplicidade e o uso de plantas nativas ou bem adaptadas ao nosso ambiente, todas cultivadas organicamente, criando uma atmosfera de grande diversidade, aconchego e demonstração de algumas soluções paisagísticas que inspirem os nossos clientes.Introduzimos também algumas espécies exóticas de relevante valor simbólico,ornamental ou medicinal como o Ginkco Biloba, Jasmim imperial, Pandanus spiralis,várias espécies de palmeiras, ervas, temperos, frutas e outras.

lago jardim spiralis quiosque jardim pandanus Jardim ent princ orquidea jardim lat spiralis recanto spiralis

Projeto arquitetônico desenvolvido por:

Leda Maria Pinheiro

Diego Vega

Supervisão de Obra- Alfredo Morel

Projeto Paisagístico - Catarina Menucci

Concepção e Coordenação geral - Catarina Menucci